quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Arezzo em 1 dia.



Arezzo é mais uma daquelas cidade que é possível fazer um bate e volta a partir de Firenze, a viagem dura entre 32 min e 1h30m dependendo do horário e do trem escolhido, o bilhete varia entre 8,40 e 14,00 euros (nov.17), no site da Trenitália é possível conferir os horários e comprar o bilhete ou ir diretamente nas máquinas na estação.
Comece seu dia conhecendo a “chiesa santissima annunziata”, erguida entre os séculos XV e XVI, no altar de mármore contém uma imagem do século XV da Madonna em terracota.
Depois visite a ““Badia di Santa Flora e Lucilla” construída por monges beneditinos no século XIII e dedicado aos santos Flora e Lucilla.
Siga para a “Basilica di San Francesco”, erguida em homenagem a São Francisco de Assis, foi a segunda igreja
construída pelos franciscanos em Arezzo. A construção foi iniciada por volta de 1290 e sua fachada nunca foi terminada. Em frente a Piazza de San Francesco, onde está localizada a igreja de mesmo nome há o café “dei constante”, uma parada para um descanso, um lanche, ou até mesmo um almoço dependendo da hora é uma boa pedida, ali se reúnem locais para conversarem e apreciarem o movimento.
Depois do descanso necessário, pois a cidade é repleta de morros, vá em direção a catedral.  A Catedral é dedicada a São Donato, foi construída sobre uma igreja cristã primitiva que assinalava o local da tumba de São Donato. Sua fachada foi refeita no começo do século XX, mas todo o interior mantém-se praticamente intocado.
No centro de Arezzo a “Piazza Grande” é reconhecida por aqueles que assistiram o filme A vida é Bela, principal praça da cidade foi cenário do filme. É nela também que acontece a “Giostra del Saracino”, nos meses de junho e setembro, uma manifestação medieval muito conhecida em toda Itália.
Na praça é possível observar prédios históricos e também visitar a Igreja de Santa Maria della Pieve, do século XIII, o Palácio Cofani-Brizzolari, e a Torre Faggiolana.
O dia até aqui é longo e cansativo, mas eu indico mais uma parada voltando para a estação central de trem, no “Anfiteatro Romano”, um sitio arqueológico romano. Inicialmente para Roma, Arezzo era um lugar para conquistar, para ser subtraído dos etruscos. Isso aconteceu no século III a.C. Então, tornou-se uma ponte, um ponto de parada para seus movimentos para o norte. Mais tarde, Arezzo tornou-se uma importante guarnição de Roma e muitos romanos se mudaram para esta cidade de Etruria, daí a necessidade de criar obras adaptadas aos seus hábitos e costumes.
Então, nasceu nas primeiras décadas do século II dC este grande anfiteatro localizado ao sul da cidade murada.
A cidade dispõe de tantos outros lugares a serem visitados, se você tiver mais de um dia na cidade pode dividir este roteiro e ainda acrescentar locais como a Casas de Petrarca (famoso poeta) e Giorgio Vasari (pintor e arquiteto), Parques, Museus e tantas outras igrejas. 
A imagem abaixo foi o meu roteiro de um dia na cidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!