quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Pisa e Lucca em 1 dia


É redundante dizer que o ideal é ter tempo o suficiente para conhecer cada lugar e as pessoas que ali vivem com calma, mas se você está com o tempo contado algumas cidades podem e devem ser ao menos visitadas, este é o caso de Pisa e Lucca na Toscana.
As cidades além de pequenas estão muito próximas uma da outra, cerca de 30 minutos de trem. A estação central de Pisa fica a mais ou menos 30 minutos de caminhada da Piazza dei Miracoli, eu particularmente prefiro economizar na caminhada e ir de ônibus. Compre um bilhete de ônibus ainda dentro da estação de trem, a parada do ônibus com destino a praça fica bem em frente à estação e a viagem dura 10 minutos.
Estão concentrados na praça dos milagres os principais pontos turísticos de Pisa, começando pelo Batistério, Catedral, Camposanto e a mundialmente famosa Torre.  
A visão na entrada da praça é de se perder o tempo, mas se você deseja subir na torre inclinada minha sugestão é ir diretamente a bilheteria (ao final da praça, próximo a torre) comprar o bilhete pois é com horário marcado e muito provavelmente você terá que esperar.   Neste link   é possível comprar com antecedência o bilhete e ainda oferece opções conjuntas para visitar outros monumentos, a visita a catedral é gratuita, mas você deve retirar o bilhete para acesso, ou ao comprar o acesso a torre você já recebe o bilhete para a catedral.
 Comece a visita pelo Batistério de “San Giovani”, fundado em 15 de agosto de 1152 com um pouco mais de 54 metros de altura possui uma acústica inigualável.

Siga pela catedral, fundada em 1064 dividida em cinco naves por duas filas duplas de colunas com uma cabeceira semicircular no seu fim, foi construída com o mármore branco das montanhas de S. Giuliano.

Para fechar a manhã em Pisa temos duas opções, a primeira é subir os 273 degraus que levam ao topo da Torre inclinada, mas se você sofre de claustrofobia, problemas de locomoção ou cardíacos eu indicaria apreciar a torre apenas da praça e optar por visitar o Camposanto que é um cemitério diferente. “Ele tem este nome por que se acredita que o edifício foi construído à volta de um carregamento de terra santa trazida do Gólgota durante a Quarta Cruzada por Ubaldo de' Lanfranchi, um arcebispo de Pisa do século XII. Uma lenda afirma que os corpos enterrados ali apodrecerão em apenas 24 horas. O campo está sobre as ruínas do antigo batistério da Igreja de Santa Reparata, que ficava onde hoje está a catedral. O termo "monumental" serve para diferencia-lo de um cemitério urbano mais recente construído em Pisa.” (fonte: Wikipédia).

Retorne a estação de trem central de Pisa e pegue o próximo trem para Lucca, os trens partem a todo instante, aproveite e já verifique os horários para retorno de Lucca a Firenze.

Você deve estar se perguntando, e a parada para o almoço?! Bom, isso depende da época do ano que você está viajando, se for outono ou inverno quando dias são curtos e frios eu sugiro que você compre um lanche ou pizza na estação de Pisa e coma no trem durante o trajeto para aproveitar o tempo.  Se estiver viajando na primavera e principalmente no verão, não tenha pressa, sente-se com calma em um dos vários restaurantes espalhados pelas ruas próximas a Piazza dei Miracoli em Pisa, ou se a fome não estiver grande deixe para almoçar na Piazza Dell’anfiteatro de Lucca.
Chegando a Lucca, saindo da estação siga em frente para acessar uma das entradas existentes na muralha que circunda a parte histórica da cidade.   
Se você preferir, saindo da estação a direita, caminhando aproximadamente uns 350 metros é possível acessar a Porta San Pietro (1565), uma das 6 portas pelas quais você poderá acessar o centro histórico. A muralha possui 4,2 km de extensão podendo ser percorrida inteiramente a pé ou de bicicleta que podem ser alugadas ainda na estação de trem ou em pontos específicos na própria muralha. 
 Como o tempo é curto na cidade eu aconselho a priorizar os pontos a serem visitados, mas não saia de Lucca sem caminhar pela muralha, visitar o Duomo na Piazza Piazza Antelminelli,  Torre Guinigi  que fornece uma visão 360º da cidade, TorreDelle Ore ,  e a Piazza Anfiteatro.


Lucca é uma cidade charmosa, com canais e ruelas que devem ser vividas com calma. Apenas caminhe pelas ruas e descubra lugares, igrejas e museus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!