terça-feira, 18 de abril de 2017

Washington- Dia 3



Iniciamos esse terceiro dia voltando a Casa Branca agora durante o dia. Contornamos as grades e assim pudemos apreciar a construção de vários ângulos, também é possível observar outras casas e prédios governamentais que fazem parte do complexo.
                              Feitas as fotos, seguimos pela 17th St NW até
o Memorial Nacional da II Guerra  , o memorial é dedicado aos soldados que morreram na segunda guerra mundial e é  dividido em duas partes, Guerra do Atlântico e Guerra do Pacífico.  Caminhamos até a enseada Tidal Basin, um prolongamento do Rio Potomac  que de acordo com a Wikipédia abrange cerca de 107 hectares (0,43 km²) e tem cerca de 3 m de profundidade.  Ao caminhar pelas margens é possível visitar vários monumentos importantes da capital americana, primeira parada no Martin Luther King Jr.  
Dr. Martin Luther King, Jr. foi um dos líderes do movimento de direitos civis na década de 1960, tornando-se um ícone através de seus discursos incríveis e seu uso de resistência não-violenta. Ele liderou a famosa Marcha em Washington em 1963, onde deu seu lendário discurso "Eu tenho um sonho" nos degraus do Lincoln Memorial.

O memorial Franklin Delano Roosevelt,  foi construído em homenagem ao ex presidente americano, único que cumpriu quatro mandatos e nas grandes paredes de granito estão inscrições de citações históricas de Roosevelt.  Extenso e a céu aberto vale o passeio por entre as paredes, a cada bloco a representação de um de seus mandatos. 
Adorei a representação de seu cão de confiança e me
sensibilizei com as imagens da grande repressão americana. Vale muito o passeio.

No caminho até o memorial Thomas Jefferson encontramos o pequeno e para mim até então desconhecido George Mason Memorial. 
Mas quem foi George Mason? Numa rápida pesquisa no Wikipédia descobri que Mason inspirou, formou a base, e criou grande parte do vocabulário que se tornou a Declaração dos Direitos dos Estados Unidos.


Mason, um anti-federalista, não assinou a Constituição dos Estados Unidos porque não aboliria o tráfico de escravos e porque ele não achava que o documento protegia o indivíduo do governo federal.

Continuando as margens do Tidal basin, chegamos no Memorial Thomas Jefferson, considerado um símbolo da liberdade, foi projetado como uma versão menor do Panteão romano com degraus de mármore e colunas monumentais; seu interior possui uma estátua de bronze de Jefferson e as paredes são embutidos com excertos de suas cartas, discursos e da Declaração de Independência.


Embora a essa hora os pés já pedissem descanso continuamos a caminhar, nosso destino agora  Museu do Holocausto.

Sabia que a visita ao museu seria uma forte experiência e logo que chegamos ao receber documento de identidade com foto, nome e outros dados pessoais de alguém que viveu a época tive a certeza.

Fomos encaminhados ao elevador, começamos a visita do último andar, são corredores com telas onde são projetados vídeos dos discursos de Hitler, outros com imagens dos campos de concentração.  Exibem pedaços de roupas, sapatos que cheiram a couro antigo, objetos pessoais dos que morreram em câmaras de gás. 
A torre de Rostos mostra permanente no museu, traz fotografias da vida cotidiana de judeus.  Independente da religião ou da fé, acho que é uma visita obrigatória em Washington DC, não sei dizer se é permitido ou adequado para crianças.

Já estávamos no início da tarde era a hora de nos alimentar e a parada para o almoço repetiu o dia anterior, as lanchonetes do Museu aeroespacial.  

Depois do merecido descanso, seguimos para o Museu de História Natural,  são 3 andares de muita informação, divididos em grupos como animais e ecossistemas, humanos, fósseis, minerais e outros. Adorei os primatas, são muito reais, e a sessão de com diamantes e pedras preciosas são de literalmente brilhar os olhos.

Ficamos por algumas horas no museu.  Este foi nosso último dia na capital americana, ficou um gostinho de quero mais, há muito por visitar além dos museus e monumentos. Washington DC é organizada, limpa, segura e as linhas de metrôs absorvem grande parte dos pontos turísticos, embora o gostoso mesmo seja caminhar pelas largas avenidas e parques.  Percurso a pé no dia : 14,2 km :) .  Nos vemos em NEW YORK!



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!