quinta-feira, 24 de setembro de 2015

LISBOA DIA 1


Voltei com novidades.  Acabo de retornar de mais um giro pela Europa, mas desta vez foi diferente, acostumada a viajar em família, agora fui acompanhada de uma grande amiga, a querida Josiani Bombazar, que inclusive já contribuiu aqui no blog falando sobre Mendonça.

Esta foi uma “viagem de meninas” como intitulei, com passagem por Lisboa- PT, Paris – FR, Região de Champagne – FR, e Bruges –Bélgica.


Iniciamos nossa viagem no dia 08.09.15 com um vôo direto da Tap, de Porto Alegre à Lisboa, particularmente gosto muito deste itinerário e já usei quando fui à Roma em 2013.

Dia 1 - Lisboa

Chegamos em Lisboa no final da manhã, com uma linha de metrô dentro do aeroporto ignoramos a fila do táxi e embarcamos na Linha Vermelha para chegarmos à estação areeiro, cujo hotel escolhido tem o mesmo nome LAR DO AREEIRO. O hotel é simples, com carpet no chão e banheiro pequeno como em toda a Europa, mas é limpo e confortável. O principal atrativo além do preço é a localização, praticamente na saída do metrô areeiro, o que facilita e muito a vida de um viajante.

Após o check in e com a tarde inteira pela frente é hora de bater perna. O dia estava lindo, um calor agradável e resolvemos começar a nossa viagem em Lisboa indo almoçar no mercado da Ribeira. O prédio do mercado da Ribeira fica em frente ao cais do Sodré, para chegar até ele utilize a linha verde do metrô, na direção Cais do Sodré. É a última estação neste sentido da linha verde. Neste link é possível ver o mapa das linhas de Lisboa METRÔ DE LISBOA.

A Ribeira se divide em blocos, na primeira parte estão as bancas de flores, na parte central é o que chamam de Time Out Mercado da Ribeira, neste espaço estão concentrados 31 restaurantes com todo o tipo de comida portuguesa. Desde os tradicionais pratos e bolinhos à base de bacalhau até o tradicional prego (lanches) de leitão assado. Claro, em todo o mercado é possível comprar e beber um bom vinho e outros produtos tipicamente portugueses.  No último bloco é onde estão concentradas as barracas ou lojas de produtos alimentares frescos. Ainda, tem aos sábados feira de artesanatos e antiguidades, e nos domingos o mercado das coleções, como filatelia por exemplo.

Bom, chegamos no mercado no início da tarde e a feira de produtos frescos estava encerrando, mas como o objetivo era almoçar o local estava perfeito. Como não podia deixar de ser, o primeiro almoço foi bacalhau a Brás e uma salada de lascas de bacalhau com grãos. Uma bela taça de vinho branco completou o nosso almoço. 


Saímos do mercado prontas para desbravar o centro de Lisboa a pé, caminhamos até o baixo chiado pelas íngremes ladeiras de Lisboa, apesar de cansativo, desconheço melhor maneira de se conhecer um local do que caminhar pelas ruas e observar os nativos lisboetas.

Antes de iniciarmos a viagem elaboramos um roteiro básico, com pontos turísticos obrigatórios, mas esse roteiro só iniciava de fato no dia seguinte ao desembarque em Lisboa, este primeiro dia foi mesmo de bater perna pelos bairros históricos.

Subimos em direção ao Largo dos Camões, uma parada rápida para um café no balcão na tradicional “A Brasileira”, um dos grandes símbolos do Chiado, uma conversa ao pé do ouvido com a estátua do escritor Fernando Pessoa, é hora de continuar.



Seguimos desta vez descendo em direção à estação de metrô Rossio, passando pelo elevador Santa Justa, até chegarmos a  CONFEITARIA NACIONAL   na Praça da Figueira, já estamos no final da tarde, então é hora de outro café com os famosos pasteis de nata. Vale a pena a parada.



Revigoradas, voltamos a caminhar pela Rua do Comércio até a Praça do Comércio, uma parada para descanso e contemplação, é hora de pensar em descansar. Pode não parecer, mas até aqui já caminhamos por horas e vamos voltar caminhando até a estação Rossio do metrô para irmos para o hotel.
Como Lisboa sempre nos reserva surpresas, no caminho esbarramos na Casa Portuguesa, localizada na Rua Augusta CASA PORTUGUESA , com deliciosos bolinhos (eles chamam de pasteis, mas são os nossos bolinhos) de bacalhau. É uma parada obrigatória. Esta foi a nossa janta, acompanhada de outra bela taça de vinho branco. É hora de voltar ao hotel, pois os próximos dias ainda nos reservavam muitas caminhadas e degustações. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!