quarta-feira, 3 de abril de 2013

Necrópole e escavações - Vaticano

No post em que falei sobre os passeios no Vaticano, eu escrevi que a visita à necrópole Vaticana era uma aula de história, teologia e cultura, e que escreveria um post sobre a “scavi tour” (visita às escavações).
Para escrever este texto além de todas as explicações repassadas pelo Padre Vagner Luis Bonafe Laska, durante a nossa visita as escavações, li muitas outras na internet, em blogs de viagem e sites de história. A propósito, muitos textos são iguais em vários sites porém ninguém coloca os créditos, ou seja, não sei quem escreveu primeiro e como não sou uma historiadora, o que escrevi abaixo são trechos de vários textos que li, eu não criei nada.
Vou tentar resumi no texto um pouco da história da necrópole e do túmulo de São Pedro, a primeira parte é um relato sobre a parte histórica e a segunda sobre questões práticas sobre a visita.



Parte Histórica - O troféu de Gaio é uma pequeno monumento construído em cima do túmulo do apostolo de Pedro, sua estrutura está apoiada no “muro vermelho”.
O próprio Constantino guardou um pedaço do muro vermelho e o troféu de Gaio dentro de uma espécie de caixa de mármore chamada "memória constantiniana" e a partir dela construiu toda a Basílica encima da necrópolis.Após o falecimento do Papa Pio XI em 1939 e com o desejo deste de ser enterrado o mais próximo possível do túmulo de Pedro, em 1940, o Papa Pio XII ordenou que fossem feitas escavações em baixo da Basílica de São Pedro e lá foi achado o Troféu de Gaio 1600 anos depois.

Durante as escavações foi descoberta uma necrópole romana dos tempos pagãos bem embaixo da atual Basílica. Nas tumbas pagãs constam as iniciais "DM" que significa aos "deuses manes" representavam os deuses da mitologia que garantiam da inviolabilidade da tumba.
O símbolo cristão encontrado nas tumbas foi o PX que significa as iniciais da palavra Cristo em grego.Em um altar existente nessa necrópole, foram encontrados ossos envoltos num tecido costurado com fios de ouro, mostrando assim que continha algo importante e precioso.
Exames de laboratório, feitos em 1962 e 1963, constataram que os ossos são de um homem entre 60 e 70 anos, e que morreu no I século d.C. Isto dá a possibilidade de que possa ser do Apóstolo Pedro, visto que ele morreu crucificado de cabeça para baixo durante a perseguição de Nero entre os anos 64-67.
As relíquias eram compostas de fragmentos de todos os ossos do corpo, exceto dos ossos dos pés, dos quais não havia o menor vestígio.
Este fato não podia deixar de trazer à memória a circunstância da crucifixão “inverso capite” (de cabeça para baixo), atestada por antiga tradição como símbolo da humildade de Pedro. Os resultados desse tipo de crucifixão, ou seja, a separação dos pés eram visíveis nos restos do corpo encontrado. Parte histórica corrigida pelo Padre Vagner Laska - Obrigada pela contribuição. :)

Agora vou escrever como voce deve fazer para agendar a visita à necrópole.
Para conhecer a necrópole é preciso se organizar com antecedência porque apesar de aberto ao publico a entrada é controlada e por grupo.




Primeiro leia o site do Vaticano, no link você encontrará todas as informações sobre a visita e a reserva.
Em resumo deve-se enviar um e-mail para scavi@fsp.va, informando:
1-     Número de visitantes
2-     Nomes
3-     Idioma preferido – Português, Espanhol, Inglês, Italiano...
4-     Período em que você vai estar em Roma/Vaticano – exemplo de 03 de abril de 2013 a 08 de abril de 2013. Lembrando que quem define o dia e a hora da visita é a Prefeitura do Vaticano.
5-     Informações para a resposta, ou seja, e-mail, fax ou endereço postal completo.

Após o envio do e-mail é só aguardar, eles confirmam o recebimento deste, mas ainda não é a confirmação da visita. Você receberá uma notificação informando o dia e a hora para a sua visita, caso você ou o grupo estejam disponíveis no dia e hora é só confirmar e verificar a forma de pagamento.
No dia e hora marcados, vá até a entrada da “Uffici Scavi” com documento para retirar o seu ingresso para a visita e ai é só aguardar a chegada do guia.
Em uma ante-sala o guia vai iniciar a explicação do que vamos visitar usando como base maquetes, em seguida descemos as escadas e  por corredores estreitos, mas suportáveis, onde vemos o primeiro sinal das escavações e as necrópoles. 
A visita dura pouco mais de uma hora, depois da necrópole e do túmulo de Pedro, nos dirigimos ao local das tumbas papais e em seguidas para o interior da Basílica de São Pedro. Fim do passeio.



5 comentários:

  1. Com certeza é um dos passeios mais emocionantes do Vaticano. Paulo de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo eu concordo com voce, as necrópoles são um diferencial. Abs

      Excluir
  2. Vou para lá no final desse mes. Já enviei o e-mail e recebi a resposta com meu numero de reserva. Porém não mandaram nenhuma informação sobre o pagamento, só falaram que são 13 euros...
    Como vcs fizeram o pagamento?

    Obrigada

    Isadora

    ResponderExcluir
  3. Olá Isa, fiz a visita em fevereiro/13, ainda era possível o pagamento pelo site,hoje não é mais. Mas fique tranquila porque voce vai apresentar a sua reserva impressa aos guardas para o acesso a secretaria do Ufficio Scavi, nela você irá fazer o pagamento e retirar os ingressos para acesso. Atualmente eles aceitam cartão e dinheiro, eu sempre indico levar dinheiro em espécie para que tenha imprevistos. Abraços e se precisar conte comigo :)

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente fantástico. O Vagner deu um show.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!